segunda-feira, 10 de maio de 2010

Milhas Aéreas - A pedidos




Apesar de ter prometido escrever sobre os tours guiados, minha querida amida Cris me pediu para escrever sobre programas de milhagem. Não posso recusar um pedido dela...rs




Essa coisa de milhagem é um pouco mais complicada do que parece. Você começa colocando todas as suas despesas, mais as da sua família e a dos seus amigos no seu cartão para ganhar mais milhas, com dois números na cabeça: 40000 milhas ida e volta para os EUA e 60000 para a Europa. Ok!!! Vamos combinar que não é pouco, e quando vc finalmente atinge esta meta é que vc realmente entende como funcionam os programas de milhagem.


Não é difícil entender, é só compreender o princípio do pensamento. Se vc quer saber o que pode e o que não pode é só adicionar à sua pergunta o seguinte pensamento: se eu pudesse fazer isso ia ser bom pra mim? Se a resposta a esta pergunta for sim, é pq não é permitido segundo as regras da companhia!!!! rs




Então vamos à algumas perguntas comuns:
- Posso juntar as milhas que tenho numa companhia com as que tenho em outra parceira aérea? Não.
- Se eu por exemplo tiver milhas na American Airlines (AA), que é parceira da Gol, e tiver uma promoção na Gol para tirar bilhetes com um número menor de milhas eu posso aproveitar? Não.
Viu como o princípio acima funciona? rs
Mas resumindo, a melhor maneira de acumular milhas é viajando, pois via cartão de crédito é bem mais lento. Outra coisa, o número de milhas acumuladas depende do tipo de bilhete, do tipo de cliente fidelidade e da classe que vc compra.
Por isso, comprar passagens mais baratas (o que é bom pra vc) muitas vezes não ajuda muito na aquisição de milhas. Geralmente nestas tarifas promocionais ou vc não adquire milhas ou adquire somente 25% das milhas voadas.
Há um site ótimo para cálculo de milhas: http://www.webflyer.com/travel/mileage_calculator/
E assim que adquirir suas milhas use-as logo!! A companhia pode falir, mudar as parceiras, acabar com o programa de milhagem...
Com relação ao cartão de crédito, tente um que dê mais de 1 pto por USD (é sempre em dólar, o que torna quase duas vezes mais lenta a aquisição) gasto e se informe sobre as companhias que vc pode transferir as suas milhas, quais são as taxas de transferência e a correlação milhas/pontos. Além disso, fique atenta às promoções.
Por exemplo, a maioria dos cartões brasileiros transferem para a Gol e para a Tam, mas na American Express, cada ponto vale 0,8 milhas na Tam. Ou seja, perde-se 20%, além de cobrar taxa de transferência (tipo R$50). Por outro lado, estava com uma promoção onde os ptos do cartão valiam em dobro para a British Airlines. Informe-se disto antes de transferir seus suados pontinhos.
Já a Diners, por exemplo, tem a vantagem de transferir para a American Airlines com a cotação 1:1 (1 milha = 1 pto) e acima de 10000 ptos não cobra taxa alguma.
Um outro problema quando a transação se dá pelo cartão de crédito é que as milhas demoram mais ou menos uma semana para ir para as empresas aéreas. E nesta semana vc pode não conseguri mais o dia ou horário que vc precisava.
Como funcionam as parcerias? As empresas disponibilizam alguns assentos para milhas em seus voos e as parceiras uma porcentagem menor para cada uma das suas parceiras. Por exemplo: num voo para NY a tam reserva 15 lugares para seus clientes, 2 para a Continental, 2 para a US airwyas.... Se os seus pontos forem tam vc vai ter maiores ofertas em voos da tam e uma oferta maior em voos da Continental, US airways, United e outras. Além disso, sé vai voar pela companhia parceira se a reserva for feita via TAM.
De uma forma geral, com exceção da TAM (libera com pouco mais de 6 meses de antecedência), as companhias liberam os lugares de milhagem 300 dias antes. Isso significa que aquelas passagens básicas com um número menor de milhas vc só vai conseguir para a data e destino desejados com MUITA antecedência. Quanto mais perto da época da viagem maiores as chances de vc só conseguir voar 1a. classe, bussiness ou então pegar um Rio - Paris com escalas em Manaus e Madágascar...rs Ah.... E daí? É de graça! Mais ou menos.. Vc não paga a passagem, mas paga a taxa de embarque. Quanto mais lugares de stop mais cara a brincadeira.
Na minha opinião, o melhor programa de fidelidade é o da AA, seguido pelo da Tam. Listarei abaixo as vantagens e desvantagens daqueles que já testei:


American Airlines (AA)
Vantagens:




-Requerem o mesmo número básico de pontos para emissão dos bilhetes (2000 ida e volta na América do Sul, 40000 para EUA e 60000 para Europa em baixa temporada)
- Tem a tarifa Anytime, onde vc gasta uma quantidade maior de pontos mas garante sua viagem no dia e época que quiser.
- Você pode comprar pontos
- Você pode doar e receber pontos de outras pessoas
- Permite um stop free. Por exemplo, se vc for p NY pode parar em qualquer lugar dos EUA sem pagar nada.
- Toda a reserva por pontos em voos AA pode ser feita pelo site
- Você só paga a taxa de embarque no embarque
- Você pode comprar upgrades de classe em voos entre os EUA baratinho
- O melhor: vc pode reservar a sua passagem de milhas por 5 dias, sem pagar nada. Pode ainda renovar esta reserva, o que garante q aquele lugar está garantido, até seus pontos entrarem em conta


Desvantagens:
- Nem todos os cartões brasileiros transferem pontos para a AA. Mas tem o Citi AA e o Diners.
- Não dá para reservar online voos em companhias parceiras, só nas lojas físicas.
- Os aviões não são lá muito bons.rs
TAM


Vantagens
- Tem vários voos internacionais, por isso há uma boa oferta em milhas.
- Vende passagens de milha ida e volta internacionais pelo site.
- Recebe pontos de todos os cartões brasileiros


Desvantagens
- Não reserva bilhetes, vc tem que tirá-los, se disponíveis, no mesmo momento ou corre o risco de perdê-los.
- Demora muito o atendimento pelo tel.
- Não vende pelo site passagens one way internacionais (só ida ou volta).
- Não tem stop free
- Não se pode comprar, trocar, dar, receber, fazer escambo ou coisa parecida com as milhas.
- Paga-se a taxa de embarque na hora da emissão do bilhete.
- Tem muita procura para destinos como NY, Miami e Orlando, ou seja, geralmente vc só consegue viajar de bussiness.


VARIG
Vantagens
- Recebe pontos de todos os cartões brasileiros
- Permitem stop free
- O atendimento pelo tel é rápido.
Desvantagens
- Não reserva bilhetes, vc tem que tirá-los, se disponíveis, no mesmo momento ou corre o risco de perdê-los.
- As reservas em voos parceiros deve ser feita pelo telefone ou lojas físicas
- Não faz muitos voos internacionais, isso dificulta um pouco.
- Não se pode comprar, trocar, dar, receber, fazer escambo ou coisa parecida com as milhas.
- Paga-se a taxa de embarque na hora da emissão do bilhete.


British Airlines (BA)

Vantagens:
-Requerem o mesmo número básico de pontos para emissão dos bilhetes (2000 ida e volta na
América do Sul, 40000 para EUA e 60000 para Europa em baixa temporada)
- Você pode comprar pontos
- Vc pode tirar passagens com um núemro menor de pontos, pagando uma taxa menor que comprar pontos pelo site.
- Você pode doar e receber pontos de outras pessoas
- Permite um stop free. Por exemplo, se vc for p NY pode parar em qualquer lugar dos EUA sem pagar nada.
- Toda a reserva por pontos em voos BA e de parceiros pode ser feita pelo site.
- Existe uma classe econômica melhor que a básica.
- Os aviões são ótimos.


Desvantagens:
- As taxas de embarque são caríssimas
- Nem todos os cartões brasileiros transferem pontos para a BA. Mas tem o America Express com ótimas promoções para a BA.


Air France


Vantagens:
- Você pode comprar pontos
- Você pode doar e receber pontos de outras pessoas
- Permite um stop free. Por exemplo, se vc for p NY pode parar em qualquer lugar dos EUA sem pagar nada.
- Toda a reserva por pontos pode ser feita pelo site
- Existe uma classe econômica melhor que a básica.
- Os aviões são ótimos
Desvantagens:
- São necessárias muito mais milhas que as demais para emitir bilhetes.
Dicas finais:


Por tudo isso a melhor forma de usar as suas milhas é comprando upgrades. Pq?
Com 40000 pontos vc pode tirar uma passagem de ida e volta para os EUA em baixa temporada, que custa uns USD 800 e vc está sujeito a ter disponibilidade naquele voo, naquela data. vc pode usar os mesmos 40000 pontos para transformar a sua passagem de USD 800 numa passagem executiva que custa USD 3700. Vc não depende de data, pois a passagem já está comprada e ainda ganha milhas.
A melhor forma de viajar de Air France é tirando a passagem pela gol. A quantidade de ponto snecessários é menor do qu etirando pela AF e vc pode curtir uma classe econômica bem melhor do que as demais. Com champagne e sorvete Haagen Dazs liberado!



3 comentários:

  1. Você como sempre, competentéééérrima na questão "esclarecimentos sobre viagens", né amiga?!? Nada surpresa com a rapidez na resposta..
    Thank you!!! rs
    Bjoo

    ResponderExcluir
  2. A propósito, amiga...
    Vc não acha que postou uma foto nossa ultrapassadéérrima? Olha quanta coisa já mudou desse dia pra cá..rs
    Apenas uma observação. Bjooo

    ResponderExcluir
  3. Amiga,
    meu TOC do dia é esse sufixo..deixa quieto e não contraria, tá?

    ResponderExcluir