Roma - Fontana de Trevi

Sou absolutamente encantada com a beleza da Fontana de Trevi!


Ou seja, é bem mais que um chafariz! rssss




Sinceramente, nunca vi uma fotografia que retratasse fielmente a magnitude desta fonte! Ela é deslumbrante, linda, grande, perfeita!!! E que passeio mega romântico!!!


A fontana de trevi, inaugurada em 1761, foi construída no cruzamento de três estradas, sinalizando o ponto final do Acqua Vergine, que é um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. Com cerca de 26 metros de altura por 20 de largura, é reconhecida como uma das mais expressivas fontes do estilo barroco na Itália.



Acredita-se que por volta de 19 A. C., técnicos romanos foram ajudados por uma virgem a localizar uma fonte de água pura. Descoberta a fonte, a água foi levada por meio de um aqueduto diretamente para os banheiros de Marcus Vipsanius Agrippa (o famoso Rei Agrippa) e serviu a cidade por pelo menos 400 anos.


Faz parte dos antigos costumes romanos erguer uma fonte (linda) ao final de cada aqueduto que conduzia água para Roma antiga - exatamente o que foi feito na Fontana de Trevi.


A Fontana de Trevi que foi inicialmente projetada pelo arquiteto Nicola Salvi, tem atualmente duas fontes de água, tendo já sido submetida a 3 reformas e 4 restauraçoes (a mais recente em 1998), sendo que, apesar do projeto original de Bernini ter sido abandonado, grande parte dele foi executado e pode ser visto na Fontana, que foi concluída por Giuseppe Pannini.


Do que há de mais belo a ser apreciados nas esculturas que formam a Fontana de Trevi, estao as figuras de Agrippa e Trivia, as virgens romanas, as esculturas de Netuno (em no centro), seus cavalos e seu séquito.


Há duas grandes superstições que acerca da Fontana - a de jogar moedas (para garantir a volta à Roma e a dos casais apaixonados, que ao beberem da água da fonte, serao fiéis eternamente...


Ahhhh, mas eu prefiro mesmo é apostar no sorvete que fica ali de frente da Fontana. Que delícia! Fomos novamente lá (mais de uma vez, inclusive) e relembramos aquele sabor maravilhoso!!!












Bárbara Testa

Comentários

  1. Nossa queria estar nessa viagem!!!
    Muitoooo romance no arrrrr!!!
    bj
    Silvia

    ResponderExcluir
  2. E teria sido ótimo se voce e Gil estivessem conosco!
    Foi muito divertido - pouco shopping, muitos restaurantes legais e bastante vinhos bons!!!
    rssss
    Meninos gostaram muito do programao!
    bjs
    Bárbara

    ResponderExcluir
  3. Ahhh Barbara, nao posso lembrar daquele sorvete.. é muito bom né?
    Concordo com vc, a Fontana di Trevi realmente é um dos lugares mais lindos de Roma, já joguei variassssssss moedinhas lá para voltar sempre...rsrsrsrs
    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas