Roteiro de 5 dias em Buenos Aires - Parte I
Interrompendo um pouco a parte de restaurantes de Paris, vou começar a série dicas em Buenos Aires, por um pedido muito especial e urgente...rs
O pensamento aqui é o roteiro básico de Buenos Aires, de 5 dias para um casal.
Aí vai cunha...
Dia 1
CAMINITO + BOCA + (Puerto Madero ou San Telmo):
Como é programa de índio, melhor fazer logo...rs Os pontos altos, se é que existem (kkk) são o Estádio Bombonera e Caminito. O Caminito é tipo um pelourinho, com os mesmos "pega- turista", como chopp a 20 pesos e etc... É bom não sair de lá muito tarde, pois é meio perigoso. Ok, somos do Rio e daí?! rs Melhor não arriscar, pois nós, malandrões cariocas, quase fomos assaltados em BAs
Tente chegar cedo no Caminito, pois é mais vazio. Ande pelas ruazinhas, veja os vendedores, os dançarinos de tango.... E se curtir visite o Bellas Artes de La Boca, visite o terraço, com vista panorâmica de toda a região. De lá pode-se ir ao Fundación PROA, um centro de arte contemporânea, um dos pólos dos artistas de vanguarda locais, que foi inaugurado em 1996 e ficou fechado por mais de um ano para obras de ampliação comandadas pelo estúdio de arquitetura italiano Caruso-Torricella. Tem um ótimo café no terraço, com uma vista bela do porto.
Paredes decoradas do Caminito |
Do final do Caminito dá para caminhar até o estádio do Boca, são apenas duas quadras e como são muitos turistas que fazem o caminho fica tranquilo.
Chegando lá tem uma pequena calçada da fama com nomes dos jogadores e marcas dos pés no chão. A grande estrela é o Maradona, ai ai. A entrada para os turistas é por dentro da loja de produtos do Boca Juniors e tem duas opções, a visita Express e a guiada.
![]() |
Estádio La Bombonera |
De lá as melhores opções são San Telmo ou Puerto Madero. Em San Telmo aos domingos há a feira de antiguidades, que na minha opinião é meio programa de índio sete machadinhas, mas se resolver ir, não esqueça a carteirinha da Funai e um bom espírito esportivo para a muvuca, confusão e gritaria...rs
Eu, prefiro o brunch do Alvear ou do Four Seasons, e como estou lá enchendo a cara não dá para ir para feirinha...rs Não esqueça que os brunchs devem ser reservados pelo site dos hotéis.
Alvear - Na hora da reserva, peça uma mesa no solarium. Além de ser o local mais bonito, é onde ficam os doces. |
Alvear |
Alvear |
Alvear |
Four Seasons |
Four Seasons |
Four Seasons |
Dica: Brunch do Four Seasons ou do Alvear? Atualmente os preços aumentaram muito. Liguei recentemente, para reservar para minha próxima ida e quase caí para trás. Cerca de 340 pesos por pessoa!!! É claro que tem espumante, vinho e comida à vontade, mas era bem mais barato. O Alvear é o mais caro, embora a diferença de preço seja muito pequena.
O Alvear é o meu preferido, pois as comidas me agradam mais, tem buffet quente e os doces puxam para o chocolate. Já o Four Seasons, tem mais opção de comida, com estações de massa, frutos do mar, comida mediterrânea... O forte do Four Seasons são os frios, que não em agradam muito, e os doces puxam para a culinária argentina (eu gosto tb!!!).
No Alvear dá para almoçar mesmo, prato de medalhão, risoto... No Four Seasons fica-se na entrada e primeiro prato mais refinados. O que vc prefere?
Dia 2: PLAZA MAIO + MICRO CENTRO + CALLE FLORIDA + PUERTO MADERO:
Comece o dia na Plaza de Mayo, observe a Catedral metropolitana, principal templo católico de Buenos Aires, a Catedral Metropolitana é a igreja-mãe da arquidiocese da cidade. A catedral, que teve uma origem humilde no século XVI, foi reconstruída inúmeras vezes até chegar ao seu prédio atual, que hoje possui um belo padrão arquitetônico. Dentro há um bonito mausoléu de mármore, onde encontram-se guardados os restos mortais do herói libertador argentino, General San Martín.
Plaza de Mayo |
Na outra ponta da praça observe a Casa Rosada, sede da Presidência da República Argentina, sua cor atribui-se ao fato de que, à época de sua construção, as tintas baratas eram feitas à base de sangue de vaca. Há ainda uma lenda que diz que a cor rosada nada mais é do que a união entre o vermelho e o branco - cores-símbolo de dois dos mais relevantes partidos políticos da Argentina. Do outro lado, p Palácio do Congresso.
Casa Rosada |
Siga pela Av de Mayo, no caminho observe o edifício do Cabildo, onde se instalou o governo colonial e onde foi oficializada a Revolução de Maio ou o Palácio Barolo, uma edificação em estilo neogótico romântico. No meio do caminho, inevitavelmente, vc cruzará com uma Farmacity (e vai se perder e se achar por lá...rs) No número 825 dessa avenida você encontrará o Café Tortoni, o mais antigo da cidade e alguns dos bares mais destacados de Buenos Aires, vale a pena tomar um café ou mesmo reservar o show de tango à noite. É um lugar barato e menos turístico, além de muito interessante para se assistir ao tango.
Tango no Café Tortoni |
Siga até a Av 9 de Julho e se encaminhe para a Plaza de la Republica, onde tem-se o obelisco.
Obelisco em comemoração aos 400 anos da cidade |
Caminhe até a calle Viamonte. Nesse local fica localizado o famoso Teatro Colón.
![]() |
Teatro Colon |
Dica: Recentemente restaurado, há cerca de 7 meses, tente reservar alguma coisa para ver no teatro Colon. Parece que em 2011 o forte vai ser ópera. O teatro pretende recomeçar em breve as visitas guiadas. Informações: http://www.teatrocolon.org.ar/
Entre na calle Viamonte e siga por trás do Teatro Colón até a Plaza Lavalle. No entorno do local encontram-se o Palacio de Justicia de La Nación, o Mirador Massue e o Teatro Nacional Cervantes. Segue-se pela calle Tucumán de volta à Av. 9 de Julio. Siga pela Av Corrientes até a calle Florida.
A Av Corrientes é a Broadway de Buenos Aires, cheias de teatros e casas de show, e a Calle Florida é a 25 de Março...rs
Não deixe de visitar na Florida as Galerias Pacífico com seu lindo teto e a Fallabela, onde terás que frear os impulsos consumistas. Tudo isso ao som de vendedores ambulantes que gritam ao seu ouvido: cuero? cuero? Ah... Brasil... Couro, couro...rs
Galeria Pacífico |
Em Puerto Madero, o bom mesmo é andar, e pode ser de dia, de noite, e principalmente ao por do sol, de onde têm-se uma linda vista da Ponte de la Mujer.
Ponte de la Mujer |
Puerto Madero |
Puerto Madero |
Puerto Madero |
Antiga região portuária e esquecida, foi totalmente reformada e virou point. Normalmente, eu costumo ir lá vários dias da viagem, seja para comer no La parolaccia, no Bahia Madero, Cabana las Lilas, ir no Bar do hotel Faena (no Library, na piscina para um drink, ou pizza no El Mercado - Todos do hotel). Outra excelente opção é a cerveja ao por do sol ou a night no Asia de Cuba, refinado e cheio de gente bonita.
Uma outra opção para tango é o http://www.rojotango.com/, que também rola no hotel Faena, uma opção cara, cerca de USD150 por pessoa, mas com jantar e bebida incluso.
ps. Após o roteiro farei post especial sobre restaurantes e compras
Ai que passeio perfeito! E as dicas então.
ResponderExcluirMelhores impossivel, pretendo viajar para ih em julho! Já anotei a dica do restaurante (ótimo saber que mesa optar).
Beijão!
Oi Vitoria, seja bem vinda e fique a vontade!
ResponderExcluirSe quiser alguma dica ou informação, ou se quiser compartilhar dicas ou sugestões, é só começar.
Bjos e Boa viagem!!!
Bia, só quero saber qual foi o hotel que voce pôs o Gustavo??? rs. Bjs. e aguardando noticias.
ResponderExcluirOi Joe,
ResponderExcluirSó vamos no carnaval, mas fui obrigada a mudar de hotel...rs
Agora ele tá todo feliz q vamos ficar no que o Ricardo Freire ficou. Depois te conto!!!
Bjos
Bia, vc viu sua caixa de e-mails? tem um e-mail meu referente aos posts, quero tirar algumas dúvidas com vc, fico no aguardo.
ResponderExcluirBjs.
Joe.
Joe,
ResponderExcluirEu te respondi no dia 05 de janeiro. De qualquer forma, te reenviei o email agora. Ve se vc recebeu!!! Bjos
Bia, infelizmente não recebi; meu email: joe@digi.com.br, se vc poder repassar fico grato,
ResponderExcluirBye.
Joe,
ResponderExcluirTe mandei 3 vezes. Vc recebeu?
Bjos
Bia,infelizmente não, mas façamos o seguinte, estou com o inicio de uma série que vou publicar, vamos nos falando por aqui mesmo, quero saber como publico no achadoseperdidos, trata-se de uma viagem a Paris de quatro dias, sendo que é um roteiro posicionando alguns monumentos da cidade em seu plano histórico, colocando o turista que vai pela primeira vez a par do que se trata cada um, e não apenas mais um prédio ou um monumento simplesmente.
ResponderExcluirBjs.
Joe.
Joe,
ResponderExcluirJá mandei várias vezes. Será que está com problemas??
Eu preciso que vc me mande no email para eu postar. Iremos adorar suas dicas e pitacos históricos. oba!!!
Bjos
Olá Bia, recebeu meu e-mail?
ResponderExcluirOlá Bia, estou pesquisando sobre BUE pois vamos em Setembro/2011.
ResponderExcluirMuito boas suas dicas, já anotadas.
Obrigado por compartilhar.
Marcelo
cadê a parte 2????? bjo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOla Gustavo e lia. Adorei as dicas de vcs, estou na Europa esses dias e semana que vem vou pra Buenos Aires, fechar as minhas ferias correndo a meia maratona de buenos aires. Amei as dicas e vou aproveitar bastante e gostaria de parabeniza-los pela iniciativa e dizer que vcs formam um belo casal, claro que euprefiro a Bia, rs... brincadeira, viu? mas «e verdade, hehehehe....Beijao
ResponderExcluir