Oriente Médio - o inicio de tudo

Como tudo começou?
Esta é uma pergunta bem normal, e que se mostrou corriqueira assim que falávamos qual seria o nosso próximo destino. A resposta é simples: tudo começou pelo Egito. Desde criança, motivada por filmes e lendas, sempre quis conhecer o Egito!!!
Talvez por esta ter sido a motivação inicial a pergunta - por que vc decidiu visitar o Egito- vinda da guia do Egito, tenha me incomodado tanto. Como assim? A guia de lá me perguntando porquê? Ela deveria saber melhor do que eu, mas depois tecerei comentários específicos sobre esta guia...rs
O pontapé inicial foi o Egito, Israel e Jordânia vieram depois, pois fazem fronteira com o Egito e têm, respectivamente, lugares sagrados e Petra.
 A ordem correta desta viagem seria: 

Passo 1 - Israel: Chegada em Tel Aviv (passando 3 dias), ir de táxi para Jerusalém (lá não se precisa de carro) passar 4 dias, alugar um carro e dirigir beirando o mar morto até Eilat, onde se entrega o carro e pega um táxi até a fronteira com a Jordânia

Passo 2- Jordânia: Passar uma noite em Aqaba, aproveitando o Mar Vermelho a preços em conta. Alugar um carro e ir para Petra passar o dia, subir até o Mar Morto (passar uma noite lá), dirigir até Amman e de lá voar para Sharm - el - Sheikh (Egito).

Passo 3 - Egito: de Sharm-el-Seikh, ir para Dahab (1 hora de carro) e passar 5 dias. De Dahab para Luxor, passando 3 dias, depois Cairo mais 3 dias e por último 2 dias em Alexandria.

Apesar de ser o roteiro mais lógico, não foi o que fizemos...
Como tiramos algumas pernas internas de milha, a ordem ficou meio confusa, mas foi uma questão de economia. Poderíamos ter começado por Israel, mas como era Páscoa, decidimos ir primeiro para a Jordânia. Isso sim, foi boa idéia.
Como ficamos tempo suficiente em cada lugar, apesar de não ser o ideal, nosso itinerário não ficou cansativo.

O que Fizemos?
Rio - Tel Aviv - Eilat - Aqaba- Petra - Mar Morto (Israel) - Jerusalem - a partir daí fizemos o citado anteriormente.
Mar morto em Israel, com Jordânia ao fundo.

Fomos num voo da Iberia, Rio-Madrid-Tel Aviv e na volta Cairo - Madrid- Tel Aviv. Para as pernas internas, as principais linhas aéreas são: Royal Jordanian (Jordania), El Al (Israel) e Egyptair (Egito). 
A El Al e a Royal Jordanian são parceiras da American Airlines e da Iberia, a Egyptiar é prceira da TAM, por isso pudemos tirar por milhas. No entanto, as parceiras só tem direito a uma vaga de economica e outra de executiva. Ou seja, tivemos que ir separados: a princesa e o plebeu...rs

A principal desvantagem disso foi que o Mar Morto pelo lado da Jordânia tem hotéis bem mais baratos e é menos explorado. Outro ponto ruim foi que tivemos que atravessar a fronteira a pé e cheio de malas duas vezes, o que seria evitado se tivéssemos voado inicialmente para a Jordânia. Além disso, não há voos diretos para Sharm-el-Sheikh de Tel Aviv, então tivemos que voar para Amman para de lá ir para Sharm-el- Sheikh.

Esta foi sem dúvida a viagem mais difícil que já planejei, por isso vou fazer relatos de cada país e suas cidades para facilitar quem queira viajar para lá, pois acho que tenho alguma experiência em organização de viagem, e mesmo assim foi difícil descobrir atalhos e conseguir alguns serviços.
Apesar de ter sido difícil no início, foi a melhor e mais diferente das viagens. Exótica, romântica e chique, coisas difíceis de reunir numa viagem, o que fez dela a melhor das melhores!!!

Cabe aqui um adendo, talvez a dificuldade tenha sido maior pelo momento: tiramos as passagens dia 29 de dezembro de 2010, e em janeiro estourou a revolução no Egito.

Comentários

  1. Espero que tenhamos muitas dicas dessa viagem ,muito especial de vcs. Aproveito para perguntar se vc recebeu meu post sobre Paris?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas