De Israel para Petra, de carro, sem excursão - Para Aramid Gomes

O Aramid é de Portugal e me mandou um email sobre a travessia de Israel para Petra, então lá vai:
Ir de Israel para Petra por terra e de forma independente é muito mais fácil do que se imagina. Nós fizemos exatamente isso, fomos por terra de Eilat (Israel) para Aqaba (Jordânia), atravessamos a fronteira (Yitzhak Rabin border) e fomos de carro para Petra, tudo sem excursão.

Horário da fronteira:

Passenger Terminal

Sunday to Thursday – 06:30 – 00:20
Friday and Saturday - 08:00 - 20:00

The Terminal is open for business at these times 7 days a week, all year round, with the exception of Yom Kippur (the Day of Atonement) and the Muslim New Year (Id il Hajira).

Maiores informações: 
http://www.iaa.gov.il/Rashat/en-US/Borders/Arava/
As malas atrapalharam um pouco...rs


Primeiramente, vc não pode atravessar a fronteira de israel para a Jordânia de carro alugado. Por isso fomos até lá de táxi e atravessamos a pé, sem problemas. O visto é conseguido lá mesmo, paga-se a taxa de USD 15, em qualquer moeda (dolar, shekels ou dinares). Paga-se ainda uma taxa para cruzar a fronteira (Crossing fee per outgoing traveler – NIS 96).
A travessia a pé foi uma experiência única. Digna daqueles filmes de deserto, tipo Syriana. A começar por que anda-se bem, o que foi meio incoveniente com duas malas grandes com estávamos, e depois porque é vento com areia e moscas por toda parte, além de guardas mal encarados e de um péssimo inglês. Mas apesar disso, foi muito tranquilo.
Alugamos um carro na Thrifty de Aqaba pelo site http://www.nanocarrentals.com (seleciona-se Aqaba Eilat Border), foi o melhor preço que conseguimos.

Um funcionário da locadora nos  esperou já com o carro do outro lado da fronteira, perfeito! Ficamos no Kempinski em Aqaba, um excelente hotel.
Alugamos uma pajero com GPS, pois imaginávamos que as condições até Petra seriam difíceis, mas não foram. São exatamente 2h e meia de carro até Petra, numa estrada de asfalto perfeito, sem pedágio e com muito policiamento.
Estradas excelentes até Petra.

Não há necessidade de carro especial, um economico funciona!!!


O GPS não funcionou, mas não precisamos dele, o caminho é muito bem sinalizado e o mapa da locadora é suficiente para acharmos o caminho sem dificuldades.
Chegando ao parque de Petra há estacionamento fácil e grátis, bem perto da entrada.
A vantagem de passar uma noite em Aqaba é que a entrada no parque de Petra fica mais barata, por isso compensa. Quem passa a noite no país paga 50JOD e quem está fazendo day-trip, com excursão inclusive, paga 90JOD. Lembrando que quando fomos o dinar valia 30% a mais que o dolar.

Preferimos dormir em Aqaba, pois os hotéis em Petra eram mais caros e piores. Além disso, Aqaba é um lindo lugar do mar vermelho para mergulho e apresenta preços bem mais em conta que Israel (Eilat).

Comentários

  1. Bia! Muito obrigado pelo cuidado em responder tão brevemente!

    Um grande abraço desde portugal!

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns pelo site. Bem, eu e minha esposa estamos indo para Israel e Jerusalém, sendo que chegamos em 20 Jan 2012 em tel Aviv e partimos de Amann em 29 Jan 2012 bem cedo de regresso para o Brasil. Assim, nesse período, quantos dias vc sugere para conhecer Tel Aviv, Jerusalém e adjacências, bem como ir para Petra e depois Amann. Sobre a travessia da fronteira, que horas vc saiu de Jerusalém para Eilat, qto tp durou o procedimento do desembaraço e como foi o agendamento do carro (que horas maracarma para pegar o carro e se ocorreu tudo certo para chegarem no horário)? Por fim, parabéns novamente e grato pela atenção. email para resposta: capalmeidajr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Em Jerusalem, Amann e Tel Aviv acho que vale a pena ficar de 2 a 3 dias. Indo de Jerusalem para Eilat de carro e atravessando para Aqaba, um dia para visitar Petra e um para mar morto do lado da jordânia terminando em Amman. O processo da fronteira demorou cerca de 30 minutos devido as filas e o carro foi agendado pela internet, sem maiores problemas. Não tivemos qualquer dificuldade na travessia. boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Olá Bia,
    Moro aqui no Recreio, RJ, e como vc's, gosto de planejar minhas viagens.
    Em abril irei com minha esposa para Israel, e pretendo ir a Petra por Eilat. Se não for incômodo, poderia me tirar as seguintes dúvidas:
    1- Vc precisou ligar para a locadora levar o carro para a fronteira em Aqaba ou eles, com o horário e dia da reserva já estavam esperando?
    2- Existe taxi na fronteira, do lado da Jordânia, para levar para Aqaba?
    3- Vc devolveu o carro na fronteira, ou teve que entregá-lo em Aqaba e pegar um taxi até lá?
    Bom, meu email é: v.s@uol.com.br
    Desde já agradeço sua atenção,
    Vinicius

    ResponderExcluir
  5. Oi Vinicius,

    O centro de Aqaba fica relativamente perto da fronteira. Nós ligamos para a locadora do nosso celular assim que pegamos nossas malas no aeroporto de Eilat. Fomos de taxi de la até a fronteira e quando atravessamos o motorista da locadora ja estava nos esperando do lado da Jordânia. Existem taxis na fronteira sim, mas por nao conhecermos preferimos garantir com a locadora. Na hora de devolver o carro, voce entrega na locadora no centro de Aqaba e eles te levam até a fronteira.
    Nao precisa pegar um taxi so pra isso.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Olá Gustavo,
    Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog e pela belíssima viagem. Permita-me incomodar vc's, outras vezes, com minhas dúvidas...rs
    Abraços,
    Vinicius

    ResponderExcluir
  7. Pode perguntar a vontade Vinícius. A idéia é justamente essa. Quem sabe depois voce nao se anima e escreve sobre a sua viagem?

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Olá Bia! estou programando uma viagem para Jerusalém com minha esposa e queria visitar Petra! Tenho algumas dúvidas e queria sua ajuda?

    a) Qual a melhor opção para ir de Jerusalem até Eilat? Alugar carro, onibus ou avião?
    b) Um dia inteiro é o suficiente em Petra?
    c) como vocês voltaram de lá? pegaram voo em alguma cidade próxima ou atravessaram a fronteira?

    Obrigado!
    Carlos

    ResponderExcluir
  9. Olá Carlos,

    a) Isso depende do tempo q vc tem. Vc pode alugar um carro em jerusalem e ir para Eilat, entregando o carro lá.É tipo RJ-SP, 4h de carro, ou 50 min de avião. Nós fomos de avião.
    b) acho q vale apena dormir uma noite lá para ver o Petra by night. Eu nao vi.
    c) Atravessamos a pé, na ida e na vinda. Pagamos o visto lá tb. Pernoitamos em Aqaba.

    Disponha!! Bjos

    ResponderExcluir
  10. Boa. Me tira uma duvida. Meu voo chega Aqaba, porem gostaria de ir para Jerusalem, é possível ir, qual a forma mais barata?

    ResponderExcluir
  11. Olá...estou na mesma situaçao do Anderson Avila..chego por Aqaba e quero ir direto p Jerusalem...QUAL SERIA A MINHA MELHOR OPÇÃO ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas