Dicas de Restaurantes em Barcelona

Eu adoro esse IG Luxo!!! As dicas são excelentes, como estas que compartilho com vcs:

Cozinhas que respiram tradições e inovações

Sete experiências gastronômicas imperdíveis em Barcelona

Felipe Ribenboim, especial para o iG | 27/12/2010 07:58

Compartilhar:
Vou para Barcelona com certa frequência, por motivos de trabalho. Tenho uma relação antiga com a cidade. Foi lá que decidi mudar o rumo de minha vida profissional, me distanciar - com certa atração - da arquitetura e me aprofundar na paixão de cozinhar, e disso depender minha vida. Nestes últimos cinco anos vi uma cidade diferente da Barcelona que conheci em 2001, a crise mexeu na cidade de uma maneira perceptível a um viajante anual, mas me surpreendi em minha última visita, este ano. 

Foto: Getty Images
Descobrir os sabores do mercado de La Boqueria, nas Ramblas de Barcelona é passeio imperdível

Uma cidade cosmopolita, moderna e arcaica, vanguardista e rústica, que olha para frente e ao mesmo tempo para si mesma. É esse o espírito da cidade que eu vi renascendo em Barcelona. E, com isso, novos restaurantes e novas maneiras de comer, reerguendo assim a economia e a auto-estima dos cidadãos. Como escreveu Toni Massanés no blog espanhol 7 caníbales, “si la realidad está cambiando, adaptémonos a ella”. Mais adiante, no mesmo texto, o autor – atual diretor geral da Fundação Alícia, na Espanha – completa, em uma tradução literal: “Por sorte, a maioria (dos bares e restaurantes) já estão correndo e reagindo com imaginação, porque além de criarem riquezas, representam um serviço público. E até uma indústria cultural”.



Surgem novos restaurantes, novos conceitos de comer, de exaltar a cultura espanhola e catalã. Sugiro sempre viajar e sentir-se como um habitante da cidade, em qualquer lugar deste mundo. Comer comida de rua, de mercado, de alta gastronomia, de luxos e de simplicidades. Cozinhas que respiram tradições e inovações. Citarei algumas experiências que me surpreenderam recentemente:


Foto: Divulgação
Bancada de peixes e frutos do mar na peixaria La Paradeta
1- Gresca
Gostei muito do Gresca, que trouxe uma nova roupagem à cozinha de mercado, de produtos, com primor e habilidade, com uma proposta de simplicidade e rigor. Suas fórmulas de menu de almoço, de seu cardápio pequeno e interessante. Não me esqueço até hoje do ponto do rape (lotte em francês, tamboril ou peixe-sapo em português) a mim servido. 

2- La Paradeta

Sempre vou lá. Em Born, atrás do mercado antigo, filas se formam para selecionar os peixes e frutos do mar expostos em uma bancada com gelo. Escolha o peixe que mais lhe agrada, diga como prefere - se grelhado, frito ou à la plancha. Tudo fresquíssimo. Imperdível, para comer com as mãos. Qualquer restaurante do grupo Tragaluz é uma sensação à parte. Como me encanta a cozinha de mercado! Nada melhor do que comer dentro de um deles. 



Foto: Divulgação
Ingredientes sempre frescos no Cuines Santa Caterina
3- Cuines Santa Caterina
Localizado no mercado de Santa Caterina, ali se come muito bem em um ambiente sem estoques, tudo retirado direto das bancas de venda.


4- La Masia de la Boqueria
No mercado da Boqueria estão magistralmente exibidos belos frutos do mar, peixes frescos ou fresquíssimos cogumelos. Um sonho ao vivo e em cores. Escolher os frios e embutidos no La Masia de la Boqueria, nos últimos corredores deste mercado e comê-los na praça, num bom bocadillo com queijos ou mortadela com trufas ou um simples entrepan de jamon iberico de bellotas. Para finalizar, compre as boas massas do Pazzta 920, no final do mercado, e cozinhe em casa. 


5- Saüc 
Neste restaurante uma estrela Michelin, no bairro Eixample, em Barcelona, opte pelo menu degustação, dirigindo-se por um passeio pela cultura catalã, de raiz e com criação. 



Foto: Divulgação
Dos Palillos, comandado pelo chef Albert Raurich, ex-elBulli
6- Dos Palillos
Criação, primor e fusão. Algumas palavras que me vem à mente quando somo minhas duas experiências no Dos Palillos, do chef Albert Raurich, com quem trabalhei no elBulli. Albert foi chef de cozinha do elBulli de 1999 a 2007. Em seu restaurante, sente-se no balcão ao fundo, local destinado somente ao menu degustação (no balcão da frente, para quem quiser somente tapear e beber). 


Com sua cozinha aberta, acompanhe os cozinheiros a disporem pratos memoráveis e inusitados. O espaço prima pela fusão das cozinhas asiáticas e espanhola. Desta última vez, saí de lá revendo muitos conceitos, principalmente depois de comer sashimi de sassame - parte nobre do peito do frango, rapidamente passado perto das brasas, dando ao frango cru um leve toque defumado. Ao final deste prato estava a ponto de pedir para repeti-lo. Ao mesmo tempo em que perdia o chão, ganhava novos tetos, de tão genial e inovador. 



Foto: Divulgação
Fora de Barcelona, o Celler de Can Roca vale a viagem a Girona
7- Celler de Can Roca
Saia de Barcelona e tome rumo à Girona. Uma das mais memoráveis refeições que tive foi no Celler de Can Roca, três estrelas no guia Michelin. Delicie-se no menu mais extenso que eles tiverem à oferecer (harmonizado com vinhos, sempre!), pois a experiência é daquelas que queremos guardar na memória e repetir o mais breve possível.


Serviço:
Celler de Can Roca
Can Sunyer, 48 - Girona (Espanha)
Tel: +34-972-222-157




Cuines Santa Caterina
Mercado Santa Caterina
Av. Francesc Cambó, 16, Cidade Velha - Barcelona
Tel: 93-268-9918
Dos Palillos
Elisabets,9, Raval - Barcelona
Tel: 93-304-0513
Gresca  
Provença, 230 - Barcelona
Tel: 93-451-6193 


La Masia de la Boqueria 
La Rambla, 89 bis - Barcelona


Carrer Comercial, 7 - Barcelona
Tel: 93-268-1939
Saüc
Ptge. lluis Pellicer, 12, Baixos - Barcelona
Tel: 93-321-0189

Comentários

  1. Bom dia,
    Eu li sobre as suas dicas de viagem e as achei extremamente úteis e interessantes. Por isso eu gostaria de lhe oferecer uma maneira de tornar o seu site ainda melhor, e sem nenhum custo adicional.
    Eu trabalho para a Ticketbar, uma operadora de turismo Holandesa que oferece ingressos “Passe rápido”- um sistema que permite a entrada às atrações sem ter que aguardar em filas – e com descontos. Oferecemos ingressos para grande parte dos principais museus/atrações em diversos lugares, como Barcelona, Nova Iorque, Londres, Amsterdam, e muitos outros (www.ticketbar.eu), razão pela qual eu estou te contatando agora.

    Desenvolvemos um Módulo de Ingresso Grátis que pode ser integrado ao seu site de forma muito simples. Ao integra-lo, os seus leitores poderão comprar ingressos para as atrações por você mencionadas de forma simples e rápida. Fazendo isso eles irão evitar filas e aproveitar diversos descontos. Este serviço é extremamente útil, pois permite que se poupe tempo e dinheiro

    Seguem abaixo três exemplos de blogs que integraram o nosso módulo de ingresso:
    http://www.barcelonatips.nl/activiteiten/barcelona-bus/ (blog holandês sobre Barcelona)
    http://www.visitarebarcellona.com/casa-battlo/ (blog italiano sobre Barcelona)
    http://www.ducsamsterdam.net/ingressos/ (blog brasileiro sobreAmsterdam)

    O que você tem a ganhar ao integrar nosso módulo de ingresso?
    • Você pode receber comissões de até 19,5$ por ingresso vendido.(dependendo da cidade)
    • Você oferece aos seus leitores um ótimo serviço extra, que é gratuito.
    • Seus leitores poderão evitar filas e aproveitar diversos descontos.
    • Você tem a opção de oferecer o módulo de ingresso no idioma de sua preferência.

    Favor entrar em contato se a nossa proposta for de seu interesse. Ficaríamos felizes em discutir em maiores detalhes sobre: como trabalhamos, comissões, e sobre o processo de integração do módulo de ingresso (ou de nosso site) no seu site.

    Atenciosamente,

    Camila-Ticketbar
    Email de contato : camila@ticketbar.nl

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas